terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Yoga Mudra - símbolo do Yoga



Execução:
Em padmásana (postura da lótus), braços para trás, a mão direita segurando o punho esquerdo: (a) juntamente com a inspiração ampla, dê tensão aos braços e mantenha os pulmões alimentados e os braços em esforço; (b) simultaneamente com a expiração, vá afrouxando a tensão dos braços e fazendo a cabeça inclinar-se até o joelho direito; (c) mantenha o tronco frouxo, a cabeça pousada no joelho, o ventre recuado e os pulmões vazios.

Reinicie o movimento segundo as fases (a), (b) e (c), agora para a frente do corpo.

Repita tudo para o joelho esquerdo. Depois recomece: joelho direito, frente e joelho esquerdo. Procure ritmar. Para isto, conte mentalmente a duração da primeira inspiração. A contagem que fizer deve regular a duração das outras, exceto em (c), que é o dobro.

Efeitos fisioterápicos:
Desenvolve os músculos lombares, dorsais e abdominais. Reduz a queda das vísceras. Cura prisão de ventre, graças à intensa massagem nos intestinos. Beneficia o estômago, o fígado, o baço, os intestinos, a vesícula, finalmente todos os órgãos sujeitos à degenerescência causada pelo enfraquecimento da parede abdominal. Dá elasticidade aos músculos das costas. Vitaliza a coluna vertebral. Estimula a medula. Aumenta a capacidade vital. Trabalha os alvéolos pulmonares. Contribui para cura da asma.



Yoga para Nervosos, oitava edição, página 272.

Um comentário:

  1. Conheci essa postura hoje em uma aula que tive com Glauvânia Jansem na Casa da Música na Lagoa de Abaeté. Que legal que a minha pesquisa deu na pagina do mestre Hermógens. NAMASTÈ

    ResponderExcluir