segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quem sou

José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como Prof. Hermógenes, é escritor, professor e divulgador brasileiro de hatha ioga.

Nascido em 9 de março de 1921, em Natal, Rio Grande do Norte, José Hermógenes de Andrade Filho é considerado o pioneiro em medicina holística no Brasil, com mais de 42 anos de prática e ensino de yoga. Pai de 2 filhas, 6 netos e 4 bisnetos. Filósofo, poeta, escritor e terapeuta, o professor Hermógenes costuma dizer que se sente mais jovem hoje, aos 85 anos, do que se sentia aos 35. Doutor em yogaterapia, título concedido pelo World Development Parliament, da Índia, é o criador do treinamento anti-stress.

No entanto, se não fosse por causa de uma série de problemas de saúde vividos por Hermógenes na década de 1960, o professor jamais teria se tornado o mestre em Hatha yoga, assunto sobre o qual escreveu o livro “Autoperfeição com Hatha Yoga”, ainda hoje seu maior sucesso editorial. A esse livro seguiram-se outros 30, alguns editados no exterior, além da tradução de seis volumes de cunho filosófico e espiritualista. Publicou, entre outros, “Saúde na Terceira Idade” e “Yoga para Nervosos”. O professor começou escrevendo livros didáticos, em 1955.

O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d’Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrônica e Psiquiatria (Milão, 1977). Escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988, Professor Hermógenes recebeu a Medalha Tiradentes em 8 de maio de 2000. A premiação foi conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo bem-estar e benefícios à saúde que as obras de José Hermógenes de Andrade Filho trouxeram para os brasileiros. O professor divide seu tempo entre a publicação de livros, a produção de artigos para a imprensa e teses para congressos científicos, e suas aulas, seja na forma de cursos ou seminários.


O Professor na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_

Herm%C3%B3genes_de_Andrade_Filho

3 comentários:

  1. Com o coração cheio de amor e gratidão recebo esse blog como um presente, e fico imensamente feliz em descobrir que sou a 1ª seguidora de muitos que virão!!

    Saúde, Amor e Paz!

    Namastê

    Ludmila Rohr

    ResponderExcluir
  2. O acaso me trouxe as mãos, Mergulho na paz!
    O destino me trouxe Ludmila, uma estela cadente em minha vida!
    Algo que busco e ainda não compreendo me trouxe , atraves de Ludmila, até aqui...
    Prof. Hermogenes, que tão pouco sei sobre sua vida, mas que minha alma segue seus ensinamentos como seguimos um feixe de luz na escuridão, que a força do universo me leve até voce, que um dia possa ser agraciada com o prazer de te conhecer!
    Muita Luz
    Mag

    ResponderExcluir
  3. Meu querido e amado Mestre,
    Namastê!
    É com imensa alegria que escrevo no seu blog.
    Tu me devolveste a vida.
    Sou tua discípula e seguidora, e através dos teus ensinamentos venho plantando e regando sementes de amor nos corações de todos, inclusive das crianças.Obrigada por tudo meu querido Prof. Hermógenes.
    Um beijo em seu coração.
    EU TE AMO!
    OM SAI RAM
    Sua "neta" Linda (Maceió/AL)

    ResponderExcluir